terça-feira, 8 de agosto de 2017

#DanMabeNaEmei

                                                     #EuNoPortalEducalins

Dan Mabe, artista plástico paulistano

Com identidade própria circula na contemporaneidade com uma pintura única em delatar os problemas sociais, a mistura de raças, o racismo, a relação do homem e seu único amigo, o cão. Na arte de Dan se dá a troca de papéis, pois mesmo com a domesticação do seu animal, o homem cria uma dependência pois sabe que este animal é singular em seu amor e confiança. A arte de Dan trafega entre o imaginário e a realidade do cotidiano.


Dan Mabe , Bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo tem participado de exposições coletivas e salões de arte no Brasil e no exterior. Recentemente expôs suas obras em Lisboa e Nova Iorque. A produção do artista atualmente gira em torno de temáticas ligadas ao viver coletivamente, para isso representa nas telas personagens com características urbanas como figuras humanas muitas vezes aglomeradas sobre um espaço, inseridas em um contexto urbano ou retratando temas da cultura brasileira como o samba, a capoeira e festas regionais. Além das telas, o artista utiliza o Graffiti, a escultura, a gravura e a toy-art para explorar a mesma temática em diferentes suportes. Para retratar o viver coletivo além das figuras humanas utiliza com frequência em suas obras personagens que remetem à imagem do cachorro, isso se deve ao fato do cachorro ser um dos poucos animais que esteve presente na vida do homem desde os primórdios da civilização até os dias atuais o auxiliando em tarefas como a caça, a guarda, guia para deficientes visuais ou servindo de companhia. Em alguns trabalhos retrata o cachorro de rua, vira-lata, como forma de reflexão sobre a importância da diversidade étnica, cultural e da miscigenação que vivenciamos ou encontramos no Brasil.

“Minha produção artística atualmente gira em torno de temáticas ligadas ao viver coletivamente, para isso represento nas telas personagens com características urbanas como figuras humanas, muitas vezes aglomeradas sobre um espaço, inseridas em um contexto urbano ou retratando temas da cultura brasileira como o samba, a capoeira e festas regionais.” E mais: “Em alguns trabalhos retrato o cachorro de rua e vira-lata, como forma de reflexão sobre a importância da diversidade étnica, cultural e da miscigenação que vivenciamos ou encontramos no Brasil.”Dan Mabe
Dan Mabe, artista plástico paulistano de 25 anos, possui um estilo contemporâneo, e, apesar da pouca idade, já expôs no International Artexpo New York, no Jacob Javits Convention Center; em Portugal na Universidade Nova de Lisboa; na Casa do Brasil e Casa da América Latina com o projeto "Panorama Brasil em Movimento" – apresentou o mesmo trabalho também no King’s College da Inglaterra, em Frankfurt na Alemanha no Consulado Geral do Brasil e no VHS (Volkshoshule Frankfurt). Também já teve seus quadros em mostra na galeria Pure Evil de Londres.
Sua primeira exposição individual foi em 2011 sob o título "Sonho Urbano" na Joh Mabe Espaço Arte & Cultura em São Paulo. Neste ano seu trabalho é visto em uma exposição que leva o nome do artista na galeria 11.16 em Campinas.
A veia artística da família Mabe parece ter um papel importante na trajetória do pintor. Dan é neto de ninguém menos que Manabu Mabe e sobrinho de Yugo Mabe
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Usu%C3%A1rio/Desktop/DanMabe.htm


















































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário