sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Projeto "Centenário da Cultura Japonesa" - Conhecendo um pouco da Cultura Japonesa 04/08/2016

Sessão de Cinema 
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

O foco da história é a amizade entre o garoto Sosuke e a peixe Ponyo. Porém, a perspectiva de narração é a do Fujimoto, pai da menina-peixe. Ele era humano, até decidir morar no fundo do mar e organizar uma revanche contra a humanidade destruidora. Fujimoto é contra à saída da menina-peixe do oceano.
É mais encantador ainda quando se trata de uma animação de Hayao Miyazaki, a principal autoridade do gênero no Japão. Além de seus desenhos, o que chama a atenção é sua habilidade em contar histórias com poucos diálogos, utilizando apenas sequências de imagens e música. Com ele, parece que voltamos ao primeiro cinema, no período mudo, no qual uma linguagem estava sendo criada. Miyazaki dirige ora como um cineasta moderno, ora como um pré-clássico, que se esmera em criar a imagem mais poderosa que prescinda da fala.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, seu novo longa-metragem, começa com uma colorida e terna panorâmica do fundo do mar, com um peixe tentando escapar de um navio. Em pouco mais de três minutos, já fomos sugados pelo filme e viajamos junto com o animal em busca de um novo mundo: o fora d’água.


                          
Hayao Miyazaki é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa. Os filmes do Miyazaki usam temas recorrentes como a relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Wikipédia



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário